sexta-feira, 24 de junho de 2011

Proteínas

5. As proteínas
5.1. Apresentação

As proteínas são macromoléculas, isto é, moléculas grandes, constituídas por unidades chamadas aminoácidos. Algumas propriedades importantes dos seres vivos estão associadas a elas: a facilitação para a ocorrência de reacções químicas (enzimas), o transporte de oxigénio (hemoglobina), a transmissão de informações (hormonas), a composição estrutural das células (membranas, túbulos, etc.),
a defesa orgânica (anticorpos), etc.
Classificação das proteínas quanto à função biológica:

O que distingue uma proteína da outra é o número de aminoácidos, o tipo de aminoácidos e a sequência na qual eles estão ligados.

Todos os aminoácidos possuem um átomo de carbono central, ao qual se ligam um grupo carboxilo (COOH), que confere carácter ácido, um grupo amina (NH2), que tem carácter básico, um átomo de hidrogénio e um radical R, variável de um aminoácido para outro.




Fórmula geral de um aminoácido


O radical R pode ser um átomo de hidrogénio, um grupo ou grupos mais complexos, contendo carbono, hidrogénio, oxigénio, azoto e enxofre.
Os aminoácidos podem ser obtidos na dieta ou produzidos, a partir de açúcares. Todavia, as moléculas possuem azoto. O azoto constitui cerca de 80% do ar atmosférico, mas sua assimilação ocorre pela acção de microrganismos capazes de transformá-lo em compostos utilizáveis pelos vegetais (nitritos ou nitratos). Os vegetais empregam esses compostos para produzir aminoácidos, obtidos pelos animais através da alimentação.

Os animais podem sintetizar aminoácidos a partir de açúcar, graças à transferência do grupo NH2 das proteínas da dieta. Podem, ainda, transformar alguns aminoácidos em outros. Todavia, existem alguns aminoácidos que não podem ser produzidos pelos animais, e precisam ser conseguidos na alimentação. São os aminoácidos essenciais. Aqueles que podem ser sintetizados nas células animais são chamados aminoácidos naturais.

São aminoácidos naturais a alanina, prolina, glicina, serina, tirosina, entre outros.
São aminoácidos essenciais a valina, leucina, triptófano, metionina, fenilalanina, entre outros.

Os alimentos ricos em proteínas, como o leite, a carne, os ovos, a gelatina, podem ser utilizados como fonte de aminoácidos para o organismo.

5.2. As Reacções de Síntese e Hidrólise das Proteínas
As proteínas, ou cadeias polipeptídicas, são formadas pela união entre aminoácidos. As ligações entre os aminoácidos são denominadas ligações peptídicas e ocorrem entre o grupo carboxilo de um aminoácido e o grupo amina de outro aminoácido.

Para o organismo aproveitar as proteínas como fonte de aminoácidos, deve ocorrer acção enzimática das proteases na digestão das proteínas, que ocorre no estômago e no intestino.
Como cada ligação peptídica é formada entre dois aminoácidos, uma proteína com 100 (cem) aminoácidos apresentará 99 ( noventa e nove ) ligações peptídicas.

fonte:http://profs.ccems.pt/OlgaFranco/10ano/biomoleculas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário