sábado, 18 de junho de 2011

Lipídios

4. Os lipidios
4.1. Apresentação
Os lípidios são moléculas orgânicas formadas pela união de ácidos gordos e um tipo de álcool, que normalmente é o glicerol.

Os lípidios apresentam em sua constituição átomos de carbono (C), hidrogénio (H) e oxigénio (O), e diferem dos glícidos por apresentarem menos átomos de oxigénio, podendo ter na sua estrutura, além do ácido gordos e glicerol, átomos de fósforo, colesterol, etc.


Os lipidios aparecem com muita frequência na composição química dos seres vivos em diferentes partes do corpo, como no tecido adiposo, nas membranas celulares, na bainha de mielina dos neurónios, como precursores de vitaminas e hormonas, ceras impermeabilizantes nas superfícies de folhas e frutos, etc.

De um modo geral, são substâncias pouco solúveis em água e solúveis em compostos orgânicos apolares como éter, benzeno, clorofórmio e álcool.

4.2. O Papel Biológico dos Lipidios

Os lipidios desempenham várias funções importantes para os seres vivos, entre elas, a função de reserva energética, realizada pelas gorduras nos animais e pelos óleos nos vegetais.

A função estrutural é realizada pela cera nas folhas e nos frutos dos vegetais, assim como os fosfolipidios nas membranas celulares. As abelhas produzem cera utilizada na impermeabilização das células da colmeia, para proteger o mel, o pólen e as larvas.

Os animais homeotérmicos (aves e mamíferos) dependem das reservas de gordura para a manutenção da temperatura corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário